Nosso Lar

O "sonho" e a "realidade"


André Luis, médico, aproveitou a vida como pôde, com bebidas e cigarros. Quando chegou a sua hora, acordou num lugar escuro e desesperador. Resgatado, é levado à Colônia Espiritual Nosso Lar, espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra.

Nosso Lar, o filme, é baseado na obra psicografada por Chico Xavier ditada pelo espírito André Luiz e, longe de ser doutrinário, trata-se das impressões do médico André Luiz da mecânica da "vida" após o desencarne. É preciso deixar isso bem claro: tudo o que é narrado no livro e visto no filme é de acordo com as impressões do médico André Luiz, um espírito sujeito a falhas como eu e você.

Sobre a parte técnica, ou seja, enquanto obra cinematográfica, Nosso Lar é muito ruim. Apesar de super bem produzido (não fazem a menor questão de esconder que foram torrados R$ 20 milhões), falta coesão. Parece mais uma colcha de retalhos ajuntada do que um roteiro com começo, meio e fim.

Extremamente didático em muitos pontos e extremamente truncado em tantos outros, dizem que o objetivo era divulgar uma lição de vida para todas as pessoas, mas o resultado final será completamente diferente. A mensagem acabará dirigida apenas aos que acreditam e que têm alguma iniciação no assunto.

O plano espiritual é regido por outras leis. Leis das quais não temos a menor condição de compreender com os conceitos que temos nesse plano físico. Podemos, no máximo, ter alguma noção a respeito. E essa é falha mais gritante do filme. Ele toma tudo como verdade e quer que o público cético aceite sem maiores explicações.

Eu lamento esses problemas estruturais do filme enquanto obra audiovisual, mas se ele servir para o despertar de meia dúzia, já vai ter valido a pena. O correto não é "nunca é tarde para se recomeçar" (simplista!), mas sim "cedo ou tarde, você vai despertar". Ficou curioso? Leia o livro, não deve custar mais do que R$ 20. A história de Nosso Lar, o livro, é linda e muito mais rica do que a mostrada no filme (como toda adaptação livro-cinema). Ficou mais curioso ainda? Compre outro livro ou pesquise na internet, informação é o que não falta. Quando você se sentir preparado, passe para um dos 5 livros doutrinários (mas só se você se sentir preparado, pois eles não são de fácil leitura).



NOSSO LAR (BRA, 2010)
Direção: Wagner de Assis
Roteiro: Wagner de Assis
Elenco: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Goulart

[ 052 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...