A História de Pai Inácio

A redenção é para todos


Como o título revela, A História de Pai Inácio trata da transformação espiritual daquele que seria conhecido como o preto-velho Pai Inácio, trabalhador da Umbanda.



Tenho uma história para contar e, embora ela possa parecer breve, na realidade não o é, pelo menos no que se refere ao tempo contado na Terra. Minha história remonta há tempos e tempos; soma-se à história do planeta. Acham que sou velho? Não se enganem, caros leitores, pois tão velha quanto eu é a humanidade, ou seja, cada um de vocês que neste momento lê estas páginas.
Sei que fui criado pelo Pai simples e ignorante. Ele me concedeu a inteligência a fim de que eu pudesse evoluir, e o livre-arbítrio para que fizesse escolhas e reconhecesse Nele o soberano Senhor de todas as coisas e criaturas. Sei ainda que Ele me criou como se eu fosse uma partícula de Si próprio, e, assim sendo, o bem que Nele existe também está dentro de mim. Quisera eu que o Pai jamais tivesse me feito tantas concessões!(...)E simples éramos nós, até que a ilusão nos perverteu.
pp. 07/08

Inicialmente, somos apresentados a um cruel chefe de uma tribo africana. Por ambição, escolheu a conquista e a escravização dos povos vizinhos e, por soberba, permitiu que boa parte de sua tribo, que não concordava com seus métodos, fosse embora. No final, os poucos que restaram na tribo sucumbiram juntamente com o seu chefe.

Depois, também na África, vimos um jovem pigmeu, cujo corpo pequeno serviu como prisão para os ímpetos daquele espírito rebelde.

A terceira encarnação na África, foi juntamente com um irmão gêmeo. Nova oportunidade de redenção foi-lhe dada ao ser coroado príncipe ao casar com a filha de um justo e humilde Imperador, mas a ambição e a soberba fez com que nosso protagonista contraísse ainda mais débitos ao fazer uso da magia negra para seus propósitos.

Finalmente, somos apresentados àquele jovem, nascido livre, mas capturado ainda criança e trazido ao Brasil para ser escravo em uma grande fazenda, onde conheceu Vô Firmino, o recém codificado Espiritismo, a história de Jesus Cristo e pôs em prática todo seu conhecimento adquirido no manuseio de ervas medicinais para a cura de brancos e negros.

Entre uma encarnação e outra, também são relatados os períodos na erraticidade, quando Inácio foi escravizado por seus antigos "aliados", seu resgate para três encarnações compulsórias (encerradas precocemente em abortos), o aprendizado com seus erros e as propostas para o futuro, principalmente, como um dos primeiros integrantes da religião que começava a ser alicerçada no momento de seu último desencarne, a Umbanda.

A História de Pai Inácio é uma leitura agradabilíssima. Não há nenhuma trama intricada com várias subtramas ou personagens. São apenas narrativas do passado de Pai Inácio, de um espírito guerreiro soberbo e ambicioso que contraiu dívidas, resgatou algumas e aumentou o seu débito até conseguir chegar à humildade de um preto-velho que, mesmo na condição de escravo, manteve sua fé em Deus.

As 189 páginas fluíram tão tranquilamente que as devorei em apenas 2 dias. Há vários ensinamentos ao longo da história, mas o que mais ficou na minha mente é que somos os únicos responsáveis por nossos atos e, apesar de acreditar que somos injustiçados, nunca sabemos ao certo se aquele dissabor não foi colocado em nosso caminho para resgatarmos alguns débitos. Se alguém me trata com injustiça, como posso garantir que nunca fui injusto com ele ou alguém antes?

Lido em Março de 2019



A História de Pai Inácio
Psicografado por Anna Ponzetta
Ditado pelo espírito "Pai Inácio"
Editora do Conhecimento
1ª Edição (2008)
[ 050 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...