Luzes sobre a Iniciação

Manual introdutório


O esoterismo está repleto de mistérios e, mesmo depois de ler vigorosamente vários livros sobre o tema, a maçonaria continua um grande enigma para mim. Ao me deparar com este pequeno livreto, pensei que seria uma boa introdução no tema.


O autor, Jean-Louis de Biasi, é Grão-Mestre da Aurum Solis e Grande Patriarca da Ordem Cabalística da Rosa-Cruz. Maçom, é iniciado no Grau 32 (de 33) do Rito Escocês e no Arco Real. Ou seja, não é qualquer um.

Da orelha do livro, é escrito: "ele (o autor) explica que, quem se engaja no caminho da iniciação, não pode saber antecipadamente aonde ele o conduzirá, quando e como triunfará, mas nenhum esforço é perdido. ' É preciso estar consciente de que o processo iniciático colocará em questão nossos falsos valores, e nossa coragem será assim posta à prova. Sem o acompanhamento de outros irmãos e irmãs iniciados, os desvios poderiam ser muitos. Poderíamos nos extraviar por caminhos sem saída, seduzidos pela busca de ilusórios poderes psíquicos ', ressalta".

Não poderia concordar mais!

Quando li Luzes sobre a Iniciação, em 2016, estava atraído pela Cabala e pela maçonaria. Já tinha colocado meu pé fora da caixinha há muito tempo, mas ainda estava procurando minha tribo. Agora, 2019, continuo com carinho pela Cabala, mas sinto que o meu lugar é na Umbanda. Mesmo assim, como explicitado na apresentação deste blog, este é um sítio ecumênico, onde cabem todos os caminhos que nos levarão novamente aO Criador. Só porque não faz parte da religião que eu pratico atualmente, não quer dizer que não posso admirá-lo.

Se a sua intenção é tentar entender um pouco da tradição maçônica Rosa-Cruz, recomendo este livro. Há uma cronologia fantástica, uma boa explicação da Cabala (tanto a judaica como a cristã) e uma extensa lista de "grandes figuras históricas" da tradição Rosa-Cruz. Se você quiser um compêndio histórico, com datas, linhas do tempo etc bem introdutório, esse livro é para você.

O que mais me incomodou foi a falta de cuidado na indexação dos assuntos, que são praticamente jogados, sem introdução nem conclusão. Ao final, há o tópico (capítulo?) "anexos", com 4 tópicos, sem que nos seja explicado qual a relação deles com o assunto do livro.

Para finalizar, achei fantástico o tópico "a queda da alma", o primeiro dos "anexos", com uma compilação do autor sobre dissertações de escritores da antiguidade (principalmente, gregos, anteriores à chegada de J.C.) sobre o assunto.

"Ao vir para a Terra, as almas atravessaram várias atmosferas estelares; de cada uma delas tomou emprestada uma roupagem apropriada; ao chegar sobre a Terra, as almas se vestiram então de envelopes etéreos.
"(...) a alma é múltipla no momento de sua chegada sobre a Terra, e será múltipla também no momento da morte física, que é apenas uma nova modificação de estado; uma subida após uma descida e uma estadia na carne; uma dissociação de elementos múltiplos, apos sua passageira conjugação; um despojamento sucessivo de seus diversos envelopes astrais, para restituir um dia a própria alma nua, mas purificada, ao mundo dos Bem-aventurados, de onde ela se originou."
(p. 140)

Lido em de Agosto de 2016
Relido em Agosto de 2019


Luzes sobre a Iniciação
Mistérios da Tradição Cabalística Rosa-Cruz
Jean-Louis de Biasi
Ed. Madras, 2012 (152 pgs)
[ 56 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...