A Longa Capa Negra

Laços de Família


A história de Ciro Vespasiano, que por um tempo foi Ciro Neri, quando acumulou fortuna (não apenas em moedas de ouro, mas sobretudo em poder e influência), até se aventurar nas cruzadas, ser capturado e.... aqui entra o plot twist da narrativa, que, óbvio, não revelarei totalmente.

A longa capa negra do título pertencia ao avô de Ciro, o temido Giovanini Neri, que angariou um vasto poder pela força e pelo terror na Bologna do séc. XII. No cemitério, quando chorava pela morte dos pais, Ciro avistou um vulto montado num cavalo que lhe presenteou com uma capa e um anel com a promessa que, daquele dia em diante, tudo mudaria.

E tudo mudou mesmo. Diferente do avô, Ciro conquistou sua fortuna através de parcerias e passou a ser venerado (e, claro, invejado). Por inveja de inimigos dentro de sua própria família, foi armada uma armadilha para que acabasse capturado por um sheik árabe em Jerusalém. No entanto, em sua cela, havia um sábio que o ensina a magia oculta de tempos imemoriais.

Não seria um livro de Rubens Saraceni se não envolvesse, em algum momento, menção a mistérios magísticos ocultos. Porém, até sua revelação, são 220 páginas de um romance para lá de intrigante, em parte, espiritualista, pois a todo momento pontua as divergências entre o modo de conquista dos Neri e de Ciro.

Fora as duas ou três aparições do vulto negro no começo, não há nada além de uma história normal de um menino que se encanta por uma menina. Os podres dos homens nada santos que buscam poder e influência através da (instituição) Igreja Católica não ocupa muitos parágrafos.

Das 100 páginas restantes, quando Ciro participa de uma Cruzada e é capturado. Nas masmorras de um sheik árabe, aprende aos mistérios da criação e da realidade com um ancião (e a história sempre se repete).
"(...) Eu sou minha ordem iniciática, Ciro Neri, assim como agora você também é a sua. Onde quer que esteja, você se adaptará ao culto religioso praticado, pois agora sabe que todos são caminhos que conduzem ao ser humano para mais perto de Deus. Agora que você já se assentou no centro do seu templo, não precisa procurar ordem alguma já que é em si mesmo uma ordem iniciática. Isso quer dizer que pode iniciar uma ordem ao seu modo de entender o que são as coisas divinas. Eu aprendi com um mestre que era uma ordem e sigo a meu modo o que ele me ensinou. Mas após me separar de sua tutela, passei a ser minha ordem (...) Um dia desses acontecerá com você o que aconteceu comigo muitos anos atrás. Eu estudava, lia, ouvia e aprendia. Provei um pouco de tudo e tudo eu provei até chegar ao meu destino final." (p.231)
Eventualmente, ele é solvo, retorna à Itália, funda sua própria ordem iniciática (como o ancião havia previsto) e ... leia e saberá. Eu recomendo.

Rubens Saraceni (1951-2015) iniciou seus estudos e desenvolvimento umbandista na década de 1980 e sua obra psicográfica teve início na década de 1990. Fundador do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda (1999), possui mais de 50 livros publicados, entre doutrinários, histórias romanceadas e de magia, e cerca de 30 ainda não publicados (!). A maioria versa sobre a Umbanda, mas muitos não guardam relação direta com a religião (como é o caso de A Longa Capa Negra). Instruído por seus guias espirituais, fundou uma vertente da Umbanda, que foi denominada (por outros, nunca por ele) de Umbanda Sagrada.

Lido em Abril de 2018



A Longa Capa Negra
Rubens Saraceni
Ed. Madras (2ª Edição, 2014)
320 pgs
[ 74 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...