As Sete Linhas de Evolução e Ascensão do Espírito Humano

O caminho para o retorno ao lar


As 7 linhas são: o humanismo, a fé, o conhecimento, o amor, a lei, a forma e a vida.

Copiado literalmente da apresentação do livro, no Humanismo, nossa espécie se realiza; na , comungamos com os princípios mais elevados que nos regem; no Amor, irmanamo-nos como seres racionais e de uma mesma espécie; no Conhecimento, acumulamos o aprendizado contínuo que cria o progresso permanente e aperfeiçoador do nosso estado de consciência e percepção; na Lei, aprendemos a respeitar todos os limites, indispensáveis à boa convivência; na Forma, tudo se individualiza e adquire características próprias, indispensáveis ao nosso modo de avaliar as coisas; e na Vida, vivenciando cada minuto de nossa existência, sentimo-nos parte de algo grandioso, que denominados DEUS.

Não há uma hierarquia entre as linhas (primeiro esta e só depois de esgotá-la estará apto para outra),  pode-se trabalhar em todas ao mesmo tempo, ou dedicar mais tempo a uma, depois a outra e assim por diante. Pode até abandonar momentaneamente alguma(s) dela(s) para voltar depois.

O humanismo enobrece, a fortalece, o amor sublima, o conhecimento expande, a forma amolda e a lei conduz o espírito humano à vida.

Na contra capa, a descrição (feita para vender o livro) explica que estes caminhos são "atalhos" para se chegar ao pódio (como "sermos espíritos humanos divinizados" fosse o prêmio máximo).

Se você ainda acredita que há um prêmio a ser alcançado, tudo bem, estas linhas podem ser entendidas como atalho, mas, você realmente está a fim de abrir mão de apreciar a jornada para focar no "prêmio"? A intenção destrói tudo! Prefiro entender As Sete Linhas de Evolução e Ascensão do Espírito Humano como um chamado ao despertar desta vida automática.

Esqueça o "prêmio"! Caminhe! Por aqui... por ali... por acolá... por ali de novo....

Fazemos uso destas ferramente no cotidiano, tudo junto e misturado, mesmo sem termos consciência. Por exemplo: na linha "vida", o humanismo é fraternidade; a fé é redenção; o amor é doação; o conhecimento é sabedoria; a forma é um meio de vida; e a lei é um amparo.

Enfim, palavras, palavras e mais palavras. As Sete Linhas... trabalha, essencialmente, com o lado esquerdo do cérebro: o racional e a lógica. Porém, no subconsciente, as ligações intuitivas do lado direito estão sendo trabalhadas. São pouco mais de 100 páginas que você lê em um dia caso se senta inspirado (como eu), pois a leitura flui de forma harmônica.

Rubens Saraceni (1951-2015) iniciou seus estudos e desenvolvimento umbandista na década de 1980 e sua obra psicográfica teve início na década de 1990. Fundador do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda (1999), possui mais de 50 livros publicados, entre doutrinários, histórias romanceadas e de magia, e cerca de 30 ainda não publicados (!). A maioria versa sobre a Umbanda, mas muitos não guardam relação direta com a religião. Instruído por seus guias espirituais, fundou uma vertente da Umbanda, que foi denominada (por outros, nunca por ele) de Umbanda Sagrada.

Lido em Abril de 2018


As Sete Linhas de Evolução e Ascensão do Espírito Humano
Os fios invisíveis que conduzem o ser humano ao encontro de sua origem, seu meio e fim
Rubens Saraceni
Ed. Madras (2015)
112 pgs
[ 75 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...