O Guardião da Meia-Noite

Depende única e exclusivamente de você


No Século XVII, o protagonista da história, chamado apenas de "Barão", é um homem de seu tempo: machista, vingativo e obcecado por cada vez mais poder e riquezas, com desprezo aos "seres inferiores" (índios e negros).


Dono de terras, escravos e poder no Brasil colonial, desejava uma esposa para envelhecer e lhe trazer herdeiros. Encontra-a na corte portuguesa, mas, após a noite de núpcias, sentimentos nada nobres geram uma sucessão de erros com reflexos tanto em sua evolução espiritual como na de sua esposa.

Quando ocorre seu desencarne, acompanhamos como se deu o processo de aceitação de sua morte. Consciente de sua prisão dentro de um caixão por dias/meses/anos sem comer, sem beber e com a pele apodrecendo, a criatura não aceita que está morta. Clamou a Deus e ao Diabo para sair daquela situação. Como Deus não o atendeu, faz um acordo com o Diabo. Figurado, é claro, pois aceita a ajuda de um espírito trevoso, que se denominava "Príncipe", em troca de sua completa obediência.

Eventualmente, consegue a liberação de sua dívida, entra para a "Assembleia dos Maiorais" e passa a liderar sua própria falange, onde tem início seu trabalho em nome da Lei Maior como Exu Guardião da Meia-Noite.

O Guardião da Meia-Noite foi minha primeira leitura sobre a Umbanda. A história flui e prende a atenção, pois comecei a ler no fim da tarde de um dia, só parei porque comecei a embaralhar as letras em razão do sono e terminei na manhã seguinte. Serve de contraponto ao "inconsciente coletivo" que acredita que exu é do "mal". Não. São falanges que trabalham com energias mais densas e, por isso, se encontram "à esquerda". São, inclusive, os executores dos carmas, aqueles que trabalham para que você receba aquilo (nada além, nem aquém) que merece.

Rubens Saraceni (1951-2015) iniciou seus estudos e desenvolvimento umbandista na década de 1980 e sua obra psicográfica teve início na década de 1990. Fundador do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda (1999), possui mais de 50 livros publicados, entre doutrinários, histórias romanceadas e de magia, e cerca de 30 ainda não publicados (!). A maioria versa sobre a Umbanda, mas muitos não guardam relação direta com a religião. Instruído por seus guias espirituais, fundou uma vertente da Umbanda, que foi denominada (por outros, nunca por ele) de Umbanda Sagrada.

Lido em Agosto de 2017


O Guardião da Meia-Noite
Rubens Saraceni
Ed. Madras (11ª Ed., 2009)
198 pgs
[ 60 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...