Umbanda, essa Desconhecida

AUMPRAM - AUMBANDHÃ - UMBANDA !


Manual básico da Umbanda Esotérica, escrito na forma de perguntas e respostas entre "Zivan" (Roger Feraudy, o autor) e Pai Tomé.

Dividido em 30 capítulos, são expostos os mais diversos temas: a origem da palavra Umbanda; definição de orixás, entidades espirituais, corpos (ou veículos), chacras, mediunidade e carma; a hierarquia espiritual (linhas, legião, falange); a ritualística de um gira (Lei da Pemba, pontos cantados, defumadores, banhos, guias, iniciações, congá, cambono, oferendas); magia; exu; apometria.

Segundo o ponto de vista do autor, a AUMPRAM veio para Terra, há milhões de anos, ainda na época da Lemúria. Na Atlântida, inicialmente, era restrita aos templos iniciáticos, durante a Era de Ouro, mas, com a emergência dos magos negros, ela se espalhou para combatê-los no período da decadência atlante (AUMBANDHÃ).

Com o cataclismo, foi ensinada aos povos africanos (primeiro, na Etiópia) pelo sobreviventes atlantes, que modificaram a ritualística com o passar dos antos até chegarmos aos cultos aos orixás, que foram transpostos para o Brasil durante a escravidão, onde foi desenvolvido o Candomblé.

Então, em 15/11/1908, para resumir a história, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou em Zélio Fernandino de Morais e disse: está fundada a Umbanda, que significa "A Luz Divina" no idioma devanagari.

Não comentarei nenhuma questão específica, pois são várias! Algumas são fáceis de entender, outras, nem tanto. Leia, releia, trileia. Mas tenha em mente: não será nesta vida que esgotaremos o conhecimento sobre todos os mistérios do universo. Acredito válido que tenhamos apenas ideia de suas existências, pois há vários pontos de vista sobre qualquer assunto.

Como ainda há muita confusão sobre o que é Umbanda, reproduzo, abaixo, um pequeno resumo em 9 pontos, retirado da introdução do livro:
"1. A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus ´nico criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orishás são emanações da Divindade, como todos os seres criados.
"2. O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas - a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.
"3. Existe uma Lei da Justiça universal, que determina a cada um colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei do Carma.
"4. A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nos fosse feito.
"5. A Umbanda possui identidade própria, e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles.
"6. A Umbanda está a serviço da Lei Divina e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utiliza de magia negativa, não é Umbanda.
"7. A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.
"8. A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forças da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.
"9. Todo serviço na Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista." (pp. 27/28)

Saravá Umbanda !

Lido em Agosto de 2018



Umbanda, Esta Desconhecida
Roger Feraudy
Ed. Conhecimento (5ª Edição, 2006)
249 pgs
[ 83 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...