A Gira

"Dai de graça, o que de graça recebeste". (Exu Tranca-Ruas)


Em A Gira, a entidade chefe de um terreiro de Umbanda, o Sr. Exú Tranca Rua das Almas, narra a dinâmica ocorrida em uma gira de esquerda. A partir dos trabalhadores espirituais desta linha, Exús e Pombagiras, são dados conselhos aos consulentes (que servem muito bem para nós), uma pequena palestra sobre a transição planetária (deixe o ter para ser), uma sessão de desobsessão e um belo presente dado, no final, a um dos assistidos.

A narrativa é bem fluída, os casos vão se sucedendo e, a única crítica negativa que tenho, é que são despejados consultas atrás de consultas, o que acaba cansando depois de um certo tempo. Mas é só dar um tempo e voltar.

Não espere algo sobre os bastidores espirituais, isso é tratado apenas de relance, em um ou dois casos. Basicamente, é descrito o processo de aconselhamento dado aos encarnados e ao obsessor, que adentrou na gira ligado a um dos consulentes crente que passaria despercebido (inocente....rsrs).

Há muito preconceito contra exús e pombagiras. Exú não é diabo e pombagira não foi prostituta. São trabalhadores da Lei Maior mais próximos dos humanos, essenciais para transmutar energias densas.

Com a licença do Sr. Tranca Ruas, encerro esta resenha com três conselhos. Agora, medite: isto sairia da boca de um demônio?

"Perguntaram certa vez a Jesus, em sua missão como Cristo, quantas vezes devemos perdoar e sua resposta foi setenta vezes sete. Esse número é apenas uma forma de dizer que o perdão [é] um exercício diário e deve estar a todo tempo sendo praticado por todos nós, em especial todos os que trabalham nas lidas da espiritualidade. Não há aquele que abra a porta para a mensagem de Cristo e continue o mesmo e os espíritas, me refiro a todos os que creem na existência da pátria espiritual, já nascem com esta porta semiaberta. Mantê-la fechada é, de fato, um ato de desamor pessoal."

Sobre a transição planetária e o consequente expurgo de quem não se encaixar nos novos tempos:

"Vejam, meus irmãos! O planeta Terra está em mudança e só não vê, quem não quer. Não existe mais espaço para espíritos, que encarnados, buscam apenas os bens materiais, prazeres passageiros ou compensação por aquilo que fizeram em favor de outros.
"Os últimos espíritos desta leva de devedores já estão encarnando, e ao finalizar, não mais virão outros na condição de resgate cármico. Há mais de dez anos que estão vindo, em proporções pequenas, mas contínuas, espíritos com alto nível intelectual e moral. Estes vêm para ajudar a humanidade nesta transição que o planeta está sofrendo, separando o joio do trigo.
"Mas o Pai que está no céu ama a todos com tanta intensidade e de forma tão igualitária, que estes irmãos, que não aproveitarem a sua oportunidade neste planeta, e muitos não aproveitaram, serão transportados para um planeta em fase inicial de desenvolvimento.
"Reviverão a Idade das trevas, da caverna, pedra lascada e polida e assim por diante. Há alguns será atribuída a missão de auxiliar esses seres primitivos em sua evolução, a outros será dada a tarefa de conviver fisicamente com eles, também os auxiliando, com toda dificuldade que existirá, na descoberta do fogo, de ferramentas e assim por diante."

E o conselho dado ao rapaz desobsediado:

"Lembre-se, em todos os dias de sua vida, do que aconteceu aqui. Da quantidade de amor que você recebeu de todos nós, encarnados e desencarnados. Olhe à sua volta e veja todos esses médiuns que não te conhecem, não sabem seu nome, não perguntam quais foram as suas faltas e muito menos se o senhor merece receber o que recebeu. E, sabe porquê? Pelo simples fato de ser a Umbanda o eco das palavras de Jesus há mais de dois mil anos. Amai-vos uns aos outros tanto quanto eu vos amei."

Lido em 06/2020



A Gira
Tranca Rua das Almas
Valter Norberto Ramos
Kindle (2018) 76 pgs. (lido em ebook)
Disponível no Kinkle Unlimited (06/2020)
[ 096 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...