A Sete Palmos

O Mistério da Prisão e da Reforma das Consciências revelado


Através do exemplo de seis pequenos contos, o Sr. Exu Caveira traz alguns comentários sobre as consequências no "pós-vida" do que certos personagens fizeram "em vida". Você já leu sobre isso em vários outros livros. Aqui, a especificidade é a forma com que somos apresentado ao Mistério da Prisão e da Reforma das Consciências, pouco a pouco, à medida que a entidade vai deduzindo e aprendendo.

"Prisão" é só um nome, pois não é uma punição sobre o mau uso da encarnação. É apenas a aplicação da Lei do Retorno em seu estado puro:
"O Mistério de Prisão e Reforma das Consciências é, nada mais nada menos, do que um recurso da Lei de Deus, que possui a finalidade de desentortar todo aquele ser que se entortou por conta própria, teimosia ou ignorância.
"Permanecer preso à tumba, ao caixão, para espíritos que por ademais atentaram contra a vida, é um modo de levá-los à reflexão. Portanto, o tempo que lá ficarão depende muito mais de suas reformas íntimas do que da determinação da Lei em si.
"Quando o espírito que lá se encontra começa a banhar-se em humildade, tenha certeza, passa, aos poucos, a desamarrar-se do caixão.
"O problema é que essa palavrinha, humildade, é muito fácil de ser falada ou cantada, mas muito difícil de ser realmente compreendida e absorvida pelos humanos.
"Então, de uma vez por todas, caro leitor: só colhe maçãs, quem planta maçãs; só colhe batatas, quem planta batatas...; e só fica preso sob a tutela do Mistério de Prisão e Reforma das Consciências, quem contra a vida atenta" (p. 118)

Para quem está acostumado com o estilo de escrita de Rubens Saraceni, não encontrará dificuldades. Os orixás seguem a teogonia da Umbanda Sagrada e a magia (e o mau uso dela, principalmente) são citados em diversas passagens. A Umbanda é tratada como a prática magística que vem da época da Atlântida e não aquela praticada nos terreiros/tendas, através de giras.

A lição que fica é que o que nos acontece no "pós-morte" é a colheita daquilo que plantamos "em vida". Não está a fim de ficar uns bons tempos no caixão ou no Umbral? Comece a desenrolar o que você plantou enquanto ainda se encontra vivo.

P E R D O E !!!

Mas, se falhar, saiba, você não estará desamparado.
"A sentença dos Sagrados Orixás já foi emitida. O Divino Trono da Evolução, em seu polo negativo, regido pela Sagrada Mãe Nanã Buruquê, cuidará diretamente dele na próxima encarnação. Mas os olhos da Lei estarão sobre ele, por intermédio de um Guardião do Divino Ogum, que o acompanhará o tempo todo e, caso volte a reincidir nos erros, erá punido com rigor por aquele que estará ao seu lado direito. (...)
"O senhor, Guardião Exu Caveira, estará à frente da sua esquerda, como o 'representante' humano do Pai Omulu, que é há algum tempo seu Orixá à Esquerda, e por muito tempo ainda será." (p. 151)
Lido em 11/2019



A Sete Palmos
Uma Viagem à Prisão das Consciências
André Cozta, pelo Sr. Exu Caveira
Ed. Madras (1ª Edição, 2014)
192 pgs.
[ 113 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...