Sou Exu

A história de José


Nada melhor que o próprio protagonista fazer um breve resumo sobre sua narração: "Sou um cavaleiro medieval que ficou perdido no tempo querendo vingança pela traição, por orgulho, por ser maltratado pela vida, forçado a trabalhos e torturado. (...) Cansado de sofrer, recebi ajuda, neguei. Mais tempo passou, mais ajuda veio e, aos poucos, fui aceitando e saindo da escuridão (...)"

O começo da narrativa não é muito diferente de várias outras. José, um cavaleiro medieval, assassinado brutalmente, não aceitou facilmente que tinha passado para o outro lado. Escravizado por um espírito mais poderoso, passou a fazer trabalhos para as trevas juntamente com outros dois companheiros, Dama da Noite e Exu Caveirinha. Foi-lhe oferecida ajuda. Recusou. Não desistiram dele e novamente ofereceram-lhe a redenção. Relutantemente, aceitou. 

Até aqui, nada de novo. Você já leu essa história em outros livros. A diferença está no que ocorre após ele aceitar ser resgatado. Em Aruanda, José começou a estudar e a compartilhar um pouco do que estudou.
"[o primeiro livro que li] Era um livro bem interessante sobre os Orixás e seus pontos de força, ou seja, onde atuam na natureza. (...)
"Oxalá, Orixá Maior que comanda e orienta os outros Orixás e delega poderes...
"Xangô, Orixá da justiça a quem nada passa despercebido. Que rege a lei entre os homens. Justiça em que o que se fez se paga, o que merece recebe, semente plantada é semente colhida e toda ação tem uma reação.
"Orixá Iemanjá, dona das águas sagradas, da vida, do amor incondicional por seus filhos, do mar onde se esconde a escuridão, mas também a vida e muitos mistérios.
"Oxóssi, dono das matas e seus seres viventes, trabalhando e manipulando para o bem da humanidade.
"Iansã, das tempestadas, atuando também na limpeza, na justiça e levando para as correntezas tudo o que é negativo, com seu vento, para transformar em positivo.
"Oxum, as cachoeiras, as águas doces, fonte de vida e de energia da natureza, purificando e energizando.
"Omulu, o Senhor da Terra em seus mistérios, do cemitério. Organizando e selecionando no sentido de ajudar os perdidos na escuridao. Dono da vida e da morte.
"Obaluaiê, o Senhor da Cura em seus mistérios.
"Ogum, o Senhor dos Caminhos e também da lei em sua regência." (p. 96)
Durante sua estadia em Aruanda, José participou, entre um estudo e outro, nos resgates de seus antigos colegas umbalinos. Ao final, encantado pelo que estudou sobre os Exus, foi coroado como Exu Cobra, trabalhador em um terreiro de Umbanda na falange do Sr. Exu Sete Cobras.

Laroyê!
Lido em 01/2019



Sou Exu
Eu Sou a Luz...
Joice Piacente, ditado por Pai Joaquim de Angola
Ed. Madras (2ª Edição, 2016)
157pgs.
[ 112 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...