Causos de Umbanda (vol. 1)

Causos de terreiro


Através de 41 pequenos contos dos mais variados estilos, Vovô Benta nos traz inúmeros ensinamentos sobre a vida.
Não há, entre todas as entidades umbandistas, trabalhadores mais amorosos e pacientes como aqueles que vestem a roupagem astral de preto-velho. De negros escravizados a renomados homens de ciências têm como maior característica o aconselhamento àqueles que procuram a reforma íntima com objetivo de se libertarem da matéria e, sobretudo, do ego.

Nunca vou esquecer uma consulta com Vovó Maria Conga. Ela desancou a minha ~espiritualidade de botequim~ perguntando, quando, ia realmente me espiritualizar. Saí em discordância, óbvio. Como eu não era espiritualizado se acreditava em vida após a morte, espíritos, E.T.s & etc? Passado tanto tempo, ela não poderia estar mais certa e eu completamente errado sobre mim. Estes são os preto-velhos! Saravá!

Ao logo do livro, diversas formas de práticas umbandistas são mostradas. Por sua vez, a diversidade humana é explicitada independente de classe social, credo ou sexo. Todos sofrem das mesmas dificuldades e o remédio reside no íntimo de cada um. A psicologia praticada pelos pretos-velhos está em, sem soluções mágicas ou fórmulas prontas, ensinar que depende única e exclusivamente a cada um ser o próprio remédio para os males que nós próprios criamos para nós.

Impossível analisar os 41 causos. Por isso, citarei apenas um trecho do primeiro, "Dona Lilica", que nasceu para ser benzedeira e fez tanto bem ao mundo sem esperar qualquer recompensa em troca.
"Mãe de ninguém, pois filhos não tivera, seu coração adotou a vila, a cidade e a roça. Famílias beneficiadas levavam seu nome e suas simpatias para além das fronteiras de seu vilarejo. A idade, no entanto, não a poupou, e, sendo ela avisada pela 'imagem' com que estava acostumada a conviver e que julgava ser de Nossa Senhora que sua hora havia chegado, sorriu e disse:
"– Desde que para onde eu vá tenha um pé de erva-verde, uma fonte de água e a tua imagem, minha Santa Mãe, pode me levar contigo
"Após dias sem encontrar dona Lilica em casa, os vizinhos resolveram arrombar a porta, e foi grande o susto ao achar seu corpo “dormindo” tranquilo, já sem vida. Havia poucas pessoas no velório, um monte de terra sobre o corpo e algumas flores da beira da estrada sobre tudo; foi o que restou de dona Lilica aqui na Terra. Nem missa mandaram rezar, pois isso implicaria pagar, e ela não deixara bens.
"Do lado espiritual, dona Lilica acordou sentindo-se jovem naquele dia. Havia sol, e tudo era mais bonito. Abriu a janela e, orando aos Céus, pediu ao Pai para que não permitisse que ela fosse ali proibida de benzer. Fechou os olhos e viu-se transportar para um lugar que mais parecia um hospital, onde a dor, o gemido e o mau cheiro imperavam. Perto do portão havia um pé de perfumada erva e, aos pés da Virgem, uma fonte de água cristalina. Uma luz reascendeu a vida em seu olhar, e dona Lilica sabia o serviço a fazer. Levando suas rezas de leito em leito, iluminada pela sabedoria da bondade, ela aliviou naquele local as dores de muitos, por longos anos." (pp. 24/25)

Como este, há outros 40 causos para chorar, se emocionar e renovar a esperança, pois, diante de tanta coisa ruim que está acontecendo no mundo, há bondade em alguns de seus habitantes, que dão o exemplo. A nós, cabe a decisão de seguir os ensinamentos ou continuar vivendo no seu mundinho de certezas absolutas. Caso alguém erre, não será julgado. Eles pegarão a nossa mão e nos ajudarão a tentar de novo. E de novo. E de novo. Um dia, a gente aprende.
_________




Causos de Umbanda 
A Psicologia dos Pretos Velhos 
Leni W. Leni W. Saviscki, inspirada por Vovó Benta 
Editora do Conhecimento (1ª Edição, 2006) 
184 pgs.
[ 115 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...