A Anunciação da Umbanda

Uma pequena luz sobre os dias 15 e 16 de novembro de 1908


Os fatos que levaram à anunciação da Umbanda, em 15/11/1908, e ao primeiro culto, no dia seguinte. Pequena descrição das três primeiras entidades incorporadas (Pai Antônio, Caboclo das 7 Encruzilhadas e Orixá Mallet), a fundação das 7 tendas por Zélio Fernandino de Moraes e a delimitação das 7 linhas de Umbanda (Oxalá, Yemanjá, Ogun, Iansã, Xangô, Oxóssi e As Almas).

Todos os umbandistas conhecem a história do jovem Zélio Fernandino de Moraes e do Caboclo das 7 Encruzilhadas, que anunciou o primeiro culto com a participação de caboclos e pretos-velhos em plena sessão mediúnica numa casa espírita.

A Anunciação da Umbanda pode parecer pequeno (40 páginas), mas traz um rico material acerca do encadeamento de fatos da doença misteriosa que levou o jovem Zélio Fernandino de Moraes, então com 17 anos, à uma benzedeira (essa história, eu não conhecia) e, depois, à sessão mediúnica espírita, no dia 15/11/1908, passando pelo culto ocorrido no dia seguinte, em sua casa.

Na sessão mediúnica, em 15/11/1908, o Caboclo das 7 Encruzilhadas afirmou:
"(...) Venho trazer a Umbanda, uma religião que harmonizará as famílias e que há de perdurar até o final dos séculos. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados... Será inaugurada uma Tenda Espírita com o nome de Nossa Senhora da Piedade e se chamará Tenda de Umbanda, onde o preto e o caboclo possam trabalhar” (p. 15)

E, no dia seguinte, na residência de Zélio:
Aqui se inicia um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram, não encontrando campo de ação nos remanescentes das seitas negras – já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria – e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, raça, credo ou posição social. A prática da caridade, no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo o Cristo". (pp. 15/16)

Há, ainda, duas seções de perguntas e respostas sobre dúvidas gerais. Critico apenas o fato da autora considerar como Umbanda somente os cultos que vieram após aquele 15/11/1908 e a partir das palavras do Caboclo das 7 Encruzilhadas e Pai Antônio. Na época, havia manifestações de caboclos e pretos velhos em vários locais no Brasil e são tão Umbanda quanto qualquer outra. Praticam a caridade, o amor e a humildade tanto quanto.
__________



A Anunciação da Umbanda
Como Tudo Começou
Eliana Pacco
Coleção Descomplicando os Guias de Umbanda
Ed. Vozes de Aruanda (2020)
40p. (lido em e-book)
[ 126 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...