A Arte de Viver a Vida

A racionalização da intuição


Coletânea de 8 palestras ministradas por Pierre Weil sobre a arte de viver em paz consigo mesmo, com a sociedade ao seu redor, com o planeta e com o Universo (do micro ao macro).



O primeiro seminário (A arte de viver em paz) é uma introdução com pinceladas sobre todos os outros, a partir do indivíduo, passando pela sociedade até chegar à natureza. A arte de viver consciente e A arte de viver em plenitude, são sobre como viver consigo (ecologia pessoal); em A arte de viver em harmonia e A arte de viver o conflito haverá dicas sobre como (con)viver com os outros (ecologia social); A arte de viver a natureza e A arte de viver a passagem tratam sobre nossas relações com a natureza (ecologia ambiental). Para finalizar, em E a vida continua, há perguntas e respostas selecionadas.

Conheci Pierre Weil há um bom tempo, antes de 2010, época na qual eu ainda fazia parte da Nova Era, vibrava #gratidão e meu desejo era fazer um curso da Unipaz. Só faltava $. Enquanto isso, assistia a vídeos no youtube sobre Pierre e outros que participavam do Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande.

Aproveitei uma promoção do kindle e fui conferir. Não pude disfarçar minha decepção, pois o livro foca o lado esquerdo do cérebro. Ele te induz a racionalizar o mecanismo pelo qual você deve utilizar (como uma máquina qualquer) para viver em paz consigo e com os outros. Para provar como é bom viver em paz, o autor solta muitos conceitos psicológicos que me desviavam a atenção constantemente. 

Não desmereço o trabalho realizado por Pierre Weil. Naquela época (2010), este livro cairiam como um bálsamo na minha busca, mas hoje (2020) não é mais a minha vibração. No entanto, se você está no começo da sua jornada, se joga sem o menor medo de ser feliz. Reconheço que, no início, precisamos de empurrões racionais. Fomos condicionados a buscar a razão de/em tudo! Depois, como diz a Frozen, let it go, let it goooo... para toda essa racionalidade e apenas viva a jornada, sem se focar no objetivo.

Destaco as três ecologias, ou três consciências, que consistem em direções nas quais podemos focar a paz, individual, social ou ambiental.

"Existem três direções nas quais podemos enxergar a paz. Cada uma delas necessita de uma forma de consciência e de um tipo de ecologia (...)
"A primeira é consigo mesmo, ou, melhor ainda, dentro de cada um de nós. (...) É o que se chama de ecologia interior ou ecologia do ser, que se apoia na consciência individual. A ecologia individual é o estado de harmonia do ser pessoal. (...)
"A segunda direção é a paz com os outros. (...) Eis uma questão de ecologia social, isto é, de harmonia com a sociedade e dentro dela. A ecologia social pressupõe, exige e depende da consciência social de cada cidadão e de uma consciência social coletiva maior do que a soma das consciências individuais. (...)
"Enfim, há uma questão bastante séria e vital para nós: é a paz com o meio ambiente, com a natureza em torno de nós. Poucas pessoas até hoje têm uma ideia clara de que jogar o nosso lixo num riacho ou usar um spray consiste numa violência com a natureza, e que é uma forma de contribuir para o nosso próprio suicídio, como membros da humanidade. A paz na ecologia ambiental, e como contribuir para ela, é a terceira questão essencial para vivermos com qualidade. (...) A ecologia ambiental é um estado de equilíbrio dos ecossistemas. Este equilíbrio, tudo o indica, é uma expressão da consciência do universo." (Capítulo 1)

Lido em 03/2020



A Arte de Viver a Vida
Pierre Weil
Editora Vozes (2017) 240 pgs
(lido em ebook)

[ 095 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...