Star Trek: Além da Escuridão

Após aberta a Caixa de Pandora, "o mal" se torna uma força de difícil controle que ameaça tudo


Na Terra do século XXIII, quando todos pensam viver numa utopia feliz, John Harrison, um exército de um homem só, inicia uma série de ataques "terroristas" contra a Federação dos Planetas. Kirk, Spock e a Enterprise são enviados para capturá-lo. O "grande esquema", no entanto, é muito maior do que pensam.

Caixa de Pandora é, na mitologia grega, um jarro, aberto por sua equivalente a Eva, pois foi a primeira mulher a ser criada por Zeus, o Pai Supremo. Dele, recebeu um presente, uma caixa, com a advertência de nunca abri-la (ou seja, De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerá -- Gênesis 2:16-17). Curiosa, Pandora abriu a caixa e, com isso, liberou todos os males no mundo.

Não custa nada relembrar o simbolismo da franquia Jornada nas Estrelas de ser, ao mesmo tempo, o macro (sociedade) e o micro (individualidade) de nós no presente e no futuro. Em Além da Escuridão, somos chamados a explorar "o mal", aquela força de difícil controle que se faz presente mesmo quando, aparentemente, vivemos num mundo feliz.

Apesar do roteiro não muito inspirado e voltado à ação frenética e constante (o que mascara seus problemas), traz à tona temas bem pertinentes à discussão: vale a pena se armar até os dentes à espera de uma guerra iminente que pode não chegar? Que pactos você estaria disposto a aceitar em troca de poder? Ataques preventivos é a resposta? Atirar primeiro e perguntar depois é a melhor estratégia? Você realmente acredita que as trevas podem ser controladas? Infelizmente, a discussão fica para o pós-filme.

Como o mito grego se encaixa no filme é assunto para os próximos parágrafos, quando revelarei detalhes do roteiro que podem estragar a surpresa de quem ainda não viu o filme. Continue por sua conta e risco.

O jarro, no caso, se chama SS Botany Bay. É a nave onde Khan Noonien Singh e outros 72 super-humanos foram colocados em tubos criogênicos e enviados para as profundezas do espaço.

Dentro do cânone trekkie, a origem de Khan nos remete ao final do século XX, quando cerca de 300 pessoas foram geneticamente modificadas com o objetivo de criar "super-homens" (e mulheres) para representarem o próximo passo da evolução humana. Porém, como tudo o que o ser humano coloca o seu dedo podre se volta contra ele mesmo, o grupo se revolta e conquista a maior parte dos países da Terra. Tem início, então, as "Guerras Eugências", onde a população se revolta e consegue eliminar a maioria desses super-homens, restando 72+1 deles, que são colocados em tubos criogênicos e enviados para as profundezas do espaço.

Originalmente, o primeiro encontro entre Khan e a Enterprise ocorria no episódio da Série da TV chamado Space Seed (22º episódio da 1ª temporada). A Enterprise encontra a SS Botany Bay, revive Khan, que toma o controle da Enterprise, mas é derrotado e enviado a um planeta desabitado. O segundo encontro ocorre em Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (Star Trek II: The Wrath of Khan, 82).

Nesta nova linha do tempo criada com os eventos de Star Trek (09), Khan é revivido pelo Almirante Marcus, que pensou que poderia apenas reviver o melhor entre os 72 super-homens que restaram das Guerras Eugênicas para desenvolver armas para seu proveito próprio e tudo terminaria bem. Bom, não terminou. Mas como o Universo sempre volta ao equilíbrio, Khan se encontra novamente com a Enterprise, que novamente o derrota, sob circunstâncias bem diferentes.

E o mal, apesar de incontrolável, aparentemente foi contido (até que reabram o tubo criogênico onde Khan foi confinado).



STAR TREK: ALÉM DA ESCURIDÃO
Star Trek: Into Darkness (EUA, 2013)
Direção: J. J. Abrams
Roteiro: Roberto Orci e Alex Kurtzman
Elenco: Chris Pine (Kirk), Zachary Quinto (Spock), Karl Urban (Dr. McCoy), Zoë Saldaña (Uhura), Simon Pegg (Scott), John Cho (Sulu), Anton Yelchin (Checov), Benedict Cumberbatch (John Harrison)
Sítio Oficialstartrek.com
[ 034 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...