A Essência da Bondade

Interaja!


Dividido em 36 capítulos agrupados em 4 partes, A Essência da Bondade é um daqueles livros que nos trazem o óbvio, mas que escapa da nossa percepção por estarmos tão focados na vidalôka! lá fora ao invés de nos atentarmos para o que ocorre aqui dentro: como nascemos da bondade, somos seus retransmissores naturais. Quer receber boas energias? Por que você não começa a emanar também? Mesmo a mais amargurada das pessoas é capaz. Basta querer sair do pesadelo em que se perdeu.

Jheremias é uma das consciências responsáveis pelas respostas compiladas em Círculo Sagrado de Luz (resenha, aqui). Habitante das plêiades, traz poderosíssimos ensinamentos para que possamos ser capazes de transformar nossa realidade individual e, por que não?, da Terra. À medida que descobrirmos que a bondade é inerente a todos, nos tornaremos antenas naturais para sua retransmissão, alimentando e retroalimentando uma cadeia contínua de bondade até que o mal se torne apenas um retrato do passado. Sabe aquela máxima "gentileza gera gentileza"? Então, bondade gera bondade !

Estruturalmente, os ensinamentos são agrupados 4 partes: a mecânica da nossa realidade e como nos encaixamos nela; a Bondade (spoiler: é a bem-aventurança que Cristo fala); o Amor (o Universal, não aquele egoísta que conhecemos); e algumas chaves para transformar nossa atual experiência. 

Para a manifestação da bondade, é necessário que as pessoas possam não só manifestar uma alta vibração, mas que também sejam capazes de entrar em campos de baixa vibração para ajudar a elevá-los. Para tanto, além de expor 6 valores essenciais para a alta vibração -- Fé (entregar-se sem racionalizar);  Responsabilidade (assumir-se); Compaixão (levar em conta o outro em nós);  Força (reconhecer o próprio poder); Determinação (retidão para onde se direciona); Bem comum (reconhecer-se em todos) --, Jheremias nos dá 10 comportamentos essenciais:
"1. Praticai olhar detidamente e com amor para cada pessoa que encontrardes. Quando olhais sem pressa, há condições de abrir o espírito e, assim, aumentar a sensibilidade.
"2. Silenciai diante de falas negativas das pessoas. O silêncio mata o negativo, pois tira a força de resposta.
"3. Dai presentes em forma de gestos e palavras. Sede generosos com as pessoas, oferecei-lhes presentes todos os dias.
"4. Senti os ambientes e as pessoas antes de falar. Tudo está carregado de energia. Espaços, salas, paredes… Tudo, absolutamente tudo está impregnado de vibrações.
"5. Não façais nenhum julgamento negativo de outra pessoa em público. Vós não dispondes da condição de consciência necessária para ter lucidez de julgamento sobre outrem.
"6. Sabei ver e enaltecer as virtudes de cada um. Se tiverdes o olhar bondoso, vereis que todo ser é de luz
"7. Ride e diverti-vos à vontade. O universo e outros planos têm muita alegria e diversão.
"8. Sede incansáveis com os objetivos honestos e relevantes. Mantende-vos reto em vossa vida e o destino vos encontrará.
"9. Acabai com a preguiça. Superar resistências físicas é alinhar-se com o supremo.
"10. Cuidai do corpo para ser um repositório sagrado de energia e cura. Vós tendes uma casa. Vossa morada é, na verdade, vosso corpo. Ele não sai de vós. Saber cuidar do que vos acompanhará até os últimos dias vos coloca em altíssima vibração." (Capítulo 2)
No capítulo 13, A Visão da Bondade, Jheremias dá a dica de como podemos encontrá-la ao conectarmos com os seres da natureza. Como? Eis as chaves:
"Vede todos os seres da natureza como seres de alma boa.
"Retirai toda a arrogância de vossa condição humana.
"Admiti que eles têm uma inteligência e se comunicam. (...) Saí da lógica humana para captar o que dizem os outros seres. (...) Esses seres se comunicam de outra forma; emanam campos de energia que informam e aceitam que vós os informeis e interajais com eles".
E ainda dá um exemplo prático que, por mais que a razão diga que é uma idiotice, meu coração me diz que é a mais pura verdade:
"Se, por exemplo, vós quereis que um coletivo de formigas mude seu fluxo de alimento de vossa cozinha para outro lugar, é provável que, se conseguirdes vos comunicar, elas procurem outro lugar para se abastecer. E o farão por pura bondade. A natureza é boa em essência." (Capítulo 13)
Para jogar uma pá de cal no pessoal que pensa que vai se iluminar para se tornar perfeito (jogo, para essas consciências é o que chamamos de encarnação):
"Há uma autoilusão de que estais neste plano para vos tornardes perfeitos. Gravai bem: nunca sereis. As condições desse jogo e os contextos dimensionais não permitem isso. A grandeza da experiência humana é saber lidar com sua condição de corte de consciência e de aprisionamento temporário do espírito." (Capítulo 18)
Então, faça o melhor que puder. Sempre. Somos apenas uma gota num balde d'água:
"Considerai um balde de água. Quanta água ele contém? Quantas moléculas e partículas há ali? Imaginai que a água queira se autoexperimentar e resolva se partir em milhões ou bilhões de partes que se espalham pela terra e ali dão frutos, se renovam, adotam formas diferentes, cores misturadas, tornando cada partícula única. Quem são essas partículas? Que nomes têm? Qual a origem delas? No fundo, são oriundas de um balde e chamadas de água ou qualquer outra denominação. Mas, em essência, são todas uma coisa só.
"Assim é vossa condição. A ilusão de vossa experiência vos conduz ao entendimento de que tal situação seja única e especial, a ponto de acreditardes que, ao deixardes vosso corpo, assegurareis a permanência de vossa individualização. Entendei que vossa partícula é uma parte, muito ínfima mas não menos importante, de algo maior. É como uma molécula de água que, quando regressa renovada, mistura-se com tudo o que ela é.
"Assim funcionam as sínteses de experiências que tendes, cada vez que se materializam na terceira dimensão e escolhem alguma espécie para experiências. Vossa origem está, vamos assim dizer, no balde. Tudo é água! Então, sabei que vós todos sereis um só quando sínteses maiores forem feitas. Por isso, em vossa experiência individualizada, quanto mais aprendeis a trabalhar no coletivo e na construção de relações de ajuda, mais ativais a energia primária que pulsa em vosso corpo em diversas frequências". (Capítulo 22)
Não tente pular etapas!
"Quanto mais absorveis e concluís as lições que vos dispusestes a aprender, mais avançais em encerrar a experiência tridimensional. Muitos de vós já estão cansados de toda esta existência, mas isso não significa que o cansaço sinalize o fim de vosso ciclo. Quando estiverdes no fim de vosso ciclo, estareis plenos, motivados e exultantes com vossa presença no planeta. O fim do ciclo não se dá pelo cansaço ou pelo desprezo à existência; ao contrário, dá-se pelo mais profundo amor a absolutamente tudo que existe. Seres que chegaram ao seu estágio final no planeta não têm mais vontade de ir embora, e é por isso que eles vão. Simplesmente não reverberam mais aqui, e passam a ressoar em novo nível vibracional. Os que ainda assim decidem ficar, seja vivendo a experiência ou sustentando-a, o fazem por puro amor pelo conjunto dos que estão na ronda espiral". (Capítulo 28, grifo meu)
Mas, por bondade, Jheremias dá a dica: aprenda as lições que lhe são dadas!!!
"Para que aprendais as lições, precisais adotar nove comportamentos. Nove é um número que fecha ciclos, e tudo o que precisais é fechar o ciclo daquele aprendizado ou lição para abrirdes um novo. Eis os comportamentos.
1. Aprendei a ver a vossa vida impessoalmente.
2. Treinai vossa mente para ver lições em tudo que está à vossa volta.
3. Aceitai que vossa realidade é projeção direta de todas as vossas escolhas.
4. Vede pessoas e coisas como extensões vossas.
5. Abandonai as desculpas e justificativas sobre qualquer coisa que vos incomode.
6. Entendei cada momento bom e ruim como um recado do universo.
7. Fazei a pergunta: Como isso me ajudou a ser uma pessoa melhor?
8. Tende gratidão por tudo que recebeis.
9. Fazei e assumi escolhas em um nível vibracional de paz e coragem". (Capítulo 28)
Depois desta, finalizo por aqui. Se caiu de paraquedas nesta página, mas está nesta jornada há algum tempo, já deve ter lido estes 9 itens antes em outras palavras. Isto se chama Espiritualismo Ecumênico Universal. A verdade é uma, mas as forma de contá-la são infinitas!

Este pequeno-ENORME manual está disponível no Kindle Unlimited, da Amazon (em março/21), leia, pare, volte, volte e volte a ele sempre que puder. É o que farei. A utilização dos verbos na segunda pessoa do plural no imperativo pode causar certa estranheza no começo, já que não estamos acostumados, mas depois de um tempo você nem percebe mais.
__________




A Essência da Bondade
O Livro de Jheremias
L.B. Mello Neto
Ediora Merope (2019)
98p. (lido em e-book)
[ 132 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...